Mundo atual e a questão do lixo

Nas sociedades capitalistas, o número de “lixo” que é gerado e gigantesco, toneladas e mais toneladas de “lixo” são gerados por todo o globo; e todos nós participamos desta eliminação de produtos que um dia foi útil e agora é “considerado” fútil sem utilidades, mas será que realmente é verdade? E além disso será que o lixo é uma coisa natural, ou é apenas o homem que o produz.

Poltica_Nacional_de_Resduos_Slidos

Resíduos sólidos: é todo o material que não apresenta mais utilidade para a humanidade, é produzida pelos mesmos que popularmente é denominado “lixo”. Os resíduos sólidos são gerados. É importante ressaltar que a natureza também produz resíduos sólidos, e também é em grande quantidade que posteriormente será reaproveitado no “ciclo da vida”. Então resíduos sólidos são gerados pelos homens e pelo resto da natureza

E diversos resíduos sólidos podem ser reaproveitados ou reciclados estas matérias primas tem a oportunidade de serem reaproveitadas; lembrando que os recursos do planeta são finitos e um dia irão acabar e a reciclagem ajuda na redução de matéria prima.

Os resíduos sólidos gerados pelos homens ganham impulso com a primeira revolução industrial fazendo com que a produção de “lixo” aumente drasticamente, e sucessivamente vem as demais revoluções industriais que ampliam cada vez mais a necessidade de consumo de matéria prima e a produção de resíduos principalmente o sólido.

Relembrando as matérias primas são finitas, é necessário que a população mundial reduza drasticamente o consumo não necessário. O consumo é desigual no planeta, mas esta não é uma desculpa, devemos a praticar o consumo consciente. E não podemos esquecer que o manejo e dos produtos que não podem ser reciclados ou reaproveitados uma das principais formas de “armazenamento” são os aterros sanitários que são cruciais para a não contaminação da água e solo. A conscientização também é importante nesta batalha devemos informa a população em relação aos resíduos e também ao consumo consciente.

Faça sua parte e não espere que outro faça a dele, você pode ficar muito tempo esperando. Não hesite, faça!

NÂO ESQUEÇA

Toda semana tem texto novo aqui no Laranja Texto

https://laranjatexto.wordpress.com/

 Informe-se sempre aqui no Laranja Texto



Referencias

Infoescola
Wikipédia
Ministério do Meio Ambiente
Anúncios